quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os velhinhos da Itália

Cinque Terre

Bergamo

Bergamo

Paladina

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Sicilia

Roma

Roma

Paladina



Por onde quer que se ande na Itália, de norte a sul, lá estão eles... Sentados nas praças, na porta de casa, sozinhos ou em grupos, os "nonos" e "nonas" são uma atração à parte.

O censo realizado em 2008 pelo Istat, Istituto Nazionale di Statistica, anunciou: a população italiana está cada vez mais idosa. Nos últimos dez anos, o número de pessoas com mais de 65 anos de idade subiu de 17% para 20% do total dos 59,6 milhões de habitantes do país. Ou seja, cinco pontos a mais que a média européia.

O crescimento no número de idosos pode ser justificado, em parte, pelo aumento da expectativa de vida. Hoje, a maioria dos homens alcança 78,6 anos, enquanto as mulheres vão mais longe, 84 anos. Os nonos italianos só perdem para os suecos, cuja média é de 78,9 anos. E as nonas, para as francesas, que possuem uma longevidade de 84,4 anos.


Talvez os velhinhos da Itália tenham descoberto a fórmula para se viver mais: sentar com os amigos, prosear, ver a vida passar, andar de bicicleta e, claro, tomar muito gelatto.



Fotos: Fuiprascucuias



Nenhum comentário: